Header Ads

“Então é Natal, e o que você fez? O ano termina e nasce outra vez...”


Queridos assessores e parceiros da Infância e Adolescência Missionária (IAM), chegamos ao final de mais um ano, como de costume, reservamos um tempo para avaliar nossa caminhada e planejar o futuro de nossa vida pessoal e profissional. O mesmo também acontece com nossa vida pastoral: paramos para refletir, avaliar e planejar...

Pensando na IAM da Diocese de São Miguel Paulista, em 2015, continuamos espalhando as sementes e novas paróquias vêm implantando a Obra. O resultado é um movimento missionário que encanta e mobiliza diversas comunidades a partir do protagonismo das crianças e adolescentes. Temos muitos motivos para celebrar!

Em 2016 continuaremos nosso trabalho, contudo, compreendemos que só teremos sucesso se os grupos, assessores, crianças e adolescentes missionários seguirem verdadeiramente o carisma da IAM - baseado na oração, sacrifício e solidariedade - e estiverem em sintonia com a equipe diocesana.

Em reunião realizada dia 28 de novembro, os assessores presentes avaliaram e definiram as atividades diocesanas e, juntos, pensaram em algumas estratégias para fomentar o ardor missionário nos grupos:

- Convivências Missionárias: foi sugerido que os grupos da IAM visitem outros grupos da diocese. A ideia é que sejam realizados dois encontros no ano, um em cada semestre, devendo o grupo visitar uma paróquia e ser visitado por outro grupinho da IAM. Ressaltamos que não será preciso “inventar” eventos, mas as crianças e adolescentes irão partilhar uma vivência do grupo a ser visitado (celebração, ação solidária, retiro, bate-latas, terço missionário, etc). A programação das visitas será realizada entre os assessores dos grupos nas primeiras reuniões do ano.

- Encontros de Formação: o assessor e coordenador devem estar em formação constante, esta é a base de um dos compromissos da IAM: “manter-se bem informados sobre os acontecimentos que envolvem as pessoas de todos os continentes”. Para isso, durante o ano serão realizadas várias formações: um encontro para quem deseja conhecer e implantar a IAM; dois encontros de aprofundamento para assessores e coordenadores (EFACIAM); dois em parceria com o Conselho Missionário Diocesano,  com o objetivo de despertar o carisma missionário em toda diocese; ainda, será realizado o Encontro de Líderes Missionários Infantis (ELMI), destinado exclusivamente às crianças e adolescentes coordenadores de grupos da IAM, desta vez, com uma nova metodologia - após o período de formação, os participantes sairão em missão, visitando famílias, crianças e doentes da paróquia acolhedora.

- Peregrinação da imagem da Sagrada Família: a imagem peregrina da Sagrada Família continuará visitando os grupos, famílias, comunidades e parceiros da IAM, com o objetivo de fomentar as Famílias Missionárias através da oração do Terço Missionário.

- Sugestão de atividades: com o objetivo de criar unidade diocesana, a cada mês, será sugerida uma atividade para que os grupos da IAM realizem em suas comunidades. O roteiro de cada atividade será enviado previamente aos assessores e serão divulgados no blog da Garotada Missionária. As sugestões estão em sintonia com o carisma da IAM e servirão de estímulo e divulgação da Pontifícia Obra entre as crianças e adolescentes.

Diante de tantas atividades, podemos refletir: estamos assumindo, com responsabilidade, nossa tarefa missionária de batizados? E ainda: com nossa ação, Jesus está se tornando conhecido e amado? Como assessores da IAM, estamos incentivando o protagonismo das crianças e adolescentes, para que elas ajudem e evangelizem outras crianças? Enfim, há muito para ser realizado...

Jesus conta com cada um de nós para que Seu nome seja conhecido e amado e as crianças e adolescentes, em nossas comunidades e nos cinco continentes, precisam das nossas orações e gestos de solidariedade.

Peçamos ao Senhor, que se apresenta ao mundo como uma humilde criança, pobre, nascida em uma manjedoura, para que sejamos verdadeiros missionários e que, em todo o mundo, haja vida em abundância.

Feliz Natal!

De todas as crianças do mundo, sempre amigos...

Felipe Gonçalves e Rodrigo Piatezzi
Coordenadores Diocesanos da IAM

Tecnologia do Blogger.